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O que é Marketing de Conteúdo? Veja os benefícios para o seu negócio

O que é Marketing de Conteúdo? Veja os benefícios para o seu negócio
Para se ter uma ideia da importância do marketing de conteúdo atualmente, de acordo com a pesquisa Content Trends 2018, que abrangeu mais de 3.000 respondentes no Brasil, 73% das empresas entrevistadas já adotam estratégia de Marketing de Conteúdo. E mais do que isso: elas já viram resultados desse investimento.Se você quer entender mais sobre essa técnica e encontrar argumentos para começar a por em prática hoje mesmo, seu lugar é aqui! Continue a leitura e vem comigo.

O que é marketing de conteúdo?

Segundo o Content Marketing Institute, marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico, focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, levar um consumidor à conversão.

Indo contra a maré de empresas que usam conteúdos apenas para divulgar seus produtos ou serviços, com o marketing de conteúdo você estará fornecendo conteúdo realmente relevante e útil para seus clientes e clientes em potencial, de forma a ajudá-los a resolver seus respectivos problemas e anseios.

Hoje em dia a maioria dos profissionais de marketing já usa o marketing de conteúdo nas suas estratégias. Os exemplos podem ir desde as gigantes multinacionais P&G, Microsoft, Cisco Systems, John Deere a pequenos negócios e microempreendimentos que também desenvolvem e executam ações nesse sentido.

Ou seja, está claro que o marketing de conteúdo pode funcionar em todos os tipos de negócios, ok?

Um exemplo vale ser compartilhado aqui é como John Deere usou o marketing de conteúdo para educar seus clientes no decorrer de mais de um século (!!!):

O passado e presente do Marketing de Conteúdo

Embora tenha sido apresentado como uma tendência há alguns poucos anos, o marketing de conteúdo definitivamente não é uma novidade.

As marcas têm contado histórias para atrair e manter novos clientes ao longo de mais de um século:

  • Por exemplo, em 1895, a John Deere lançou a revista The Furrow, para seus clientes, como vimos no vídeo acima. A revista alcançou uma circulação de mais de 1.5 milhão de exemplares, em mais de 40 países e em 12 diferentes línguas;
  • Na sequência, em 1900, o Michelin desenvolveu o renomeado Guia Michelin, uma publicação de 400 páginas que hoje em dia se tornou icônica;
  • Em 1904, a Jell-O, marca de gelatinas americana, distribuiu cópias gratuitas de um livro de receitas, o que contribuiu para um incremento de receitas que ultrapassou 1 milhão de dólares;
  • Em meados de 1950 começou a revolução das revistas e a ascensão da televisão, com ainda mais produção de conteúdo nesse formato;
  • Uma nova revolução com a chegada da tv a cores no início dos anos 70 e de lá pra cá a história mais recente da evolução dos formatos;
  • Dando um salto temporal para 2010: 88% das marcas usam marketing de conteúdo; 25% dos budgets de marketing são investidos em marketing de conteúdo.

Conteúdo de qualidade é essencial

Uma máxima que deve acompanhar quem entra na jornada de conhecimento de marketing de conteúdo é que ele é impossível de ser feito sem um conteúdo de qualidade.

Quando falo em qualidade, quero dizer que ela deve estar presente independente do formato que o conteúdo será entregue ao leitor:

  • Mídias Sociais: a estratégia de marketing de conteúdo deve ser feita antes da de mídias sociais. É um passo anterior;
  • SEO: os mecanismos de pesquisas, como o Google, recompensam as empresas que publicam conteúdo consistente e de qualidade. (Não sabe o que é SEO? Tire suas dúvidas aqui);
  • Assessoria de Imprensa: as estratégias de Public Relations, aqui no Brasil usamos mais o termo Assessoria de Imprensa nesse sentido, tratam de questões que os leitores se importam, não de negócios e produtos;
  • Inbound Marketing: para as estratégias de aquisições de leads, o conteúdo é a chave.

A jornada de aquisição

Para além de entender as reais vantagens, é necessário compreender porque o marketing de conteúdo é realmente importante para o seu negócio. Para isso, precisamos conhecer os quatro passos do processo de compra. E adianto: depois que se domina esse entendimento, todo o processo fica mais claro.

1. Aprendizado/Descoberta.

Antes da descoberta do produto/marca, o cliente precisa ter uma necessidade a ser atendida. No entanto, ele ainda não sabe que existe uma solução para o que ele precisa.

2. Pesquisa/Reconhecimento

Uma vez que o cliente estiver ciente de que há uma solução para o problema, ele começará a fazer pesquisas para conhecer e reconhecer as soluções que mais atendem ao que ele precisa. Por exemplo, alguém que pretende comprar um carro potencialmente irá tentar descobrir quais tipos de modelos existem e qual deles é o mais indicado para aquilo que ele precisa.

3. Consideração

Aqui é o ponto no qual o cliente começa a comparar e considerar diferentes produtos de diferentes fornecedores para garantir que ele faça a melhor escolha, com o custo-benefício interessante e saudável para ele.

4. Decisão/Compra

Aqui é o esperado momento no qual o cliente realiza sua decisão e vai em direção à compra do respectivo produto/solução.

É importante perceber que o modo tradicional de fazer publicidade e marketing são ótimos quando se trata das etapas 3 e 4. O marketing de conteúdo explora bem os dois primeiros estágios de compra, aumentando a conscientização sobre soluções e educando os consumidores sobre um produto que talvez nunca tenham considerado comprar antes.

Os benefícios do Marketing de Conteúdo

Agora que você já tem uma ideia sobre o que é marketing de conteúdo, a respeito da sua história e em como ele pode trabalhar dentro da jornada de compra do cliente, separei uma lista de benefícios que a estratégia de conteúdo pode trazer para um negócio.

  • Amplia o engajamento da marca

Quando você oferece um conteúdo relevante, entregando informações que seus clientes ou futuros clientes possam efetivamente encarar como úteis e funcionais, você começa a fortalecer a lealdade deles com sua marca e, consequentemente, o engajamento. Na prática, é fácil entender que quando os clientes estão interessados no que as marcas estão fazendo, a possibilidade de conversão deles em venda é exponencialmente maior.

Segundo pesquisa da Constellation Research, graças ao aumento do engajamento, a marca alcançou um crescimento de 22% em vendas cruzadase um aumento do lucro de 13% para 51%. Isso não seria surpresa pro guru do Marketing, Philip Kotler, que defendia que conquistar um consumidor novo custa 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais.

  • Aumenta tráfego para o site

Quando você se torna leal a uma marca, você volta com frequência para ler e ver novos conteúdos e produtos. Você também compartilha o que descobriu com outras pessoas, por que você quer que seu produto ou solução favorita, seja também usado pelos seus amigos que possuem as mesmas dores que você, ou seja, gera brand awareness.

No entanto, a maciça maioria das pessoas chegam aos sites via tráfego orgânico do Google. Comentamos anteriormente que produzir conteúdo relevante é a receita principal para ter um site bem posicionado no Google, logo, não é surpresa que uma boa estratégia de marketing de conteúdo potencialmente irá aumentar o tráfego ao seu site, aumentando as chances de vendas e conversões.

  • Cresce captação de leads

Transformar um visitante do seu site em uma oportunidade de venda é um desafio enfrentado por mais de 64% das empresas brasileiras.

Para conseguir atingir esse objetivo, é necessário uma estratégia de marketing de conteúdo na qual você consiga obter informações sobre seus visitantes, seja utilizando formulários, CTA’s ou outras técnicas para que se possa colocá-lo em contato com a empresa.

No marketing de conteúdo, diversas são as ferramentas que podem auxiliar na captação de leads, assim como são inúmeras as possibilidades de estratégias para conseguir focar na captação destas informações.

Oferecer conteúdos ricos gratuitos, webinars, eBooks e outros materiais que conversem com as dores e necessidades dos clientes pode ser uma opção para o aumento da captação de leads dentro de uma estratégia bem definida.

  • Eleva as vendas

Lembra das etapas da jornada de aquisição comentadas anteriormente? Então, o marketing de conteúdo tem o poder de elevar consideravelmente as vendas de um negócio. A equação toda tem como base o conteúdo de relevante e a estratégia de conversar com o público certo no momento certo dentro da jornada de aquisição.

De nada adianta, dentro de um conteúdo de aprendizado, oferecer diretamente a venda de um produto. O cliente ainda não está no momento de decisão de compra, ele está ainda descobrindo e aprendendo informações sobre sua necessidade.

Neste contexto, o marketing de conteúdo, se bem planejado e executado de forma a guiar os leads por todo o processo de aquisição, preparando-os para o momento de tomada de decisão da compra, pode efetivamente aumentar exponencialmente as vendas.

  • Fornece insights para futuras ações

Ainda segundo dados extraídos do Content Trends 2018, separei alguns dados que podem ajudar no planejamento estratégico de futuras ações do seu negócio.

  • 58,8% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo sabem quantos visitantes mensais recebem;
  • 43% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo conhecem quantos leads são gerados mensalmente;
  • O Marketing de Conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que o adotam;
  • Publicações em blogs são responsáveis por conquistar uma média de 2 vezes mais visitantes para as empresas que praticam essa estratégia.

Agora que você já conhece os principais fundamentos do Marketing de Conteúdo, um pouco da sua história, vantagens e benefícios, quero saber se você está preparado para dar o próximo passo e aprender mais sobre as técnicas desta estratégia.

Fonte: Blog Kinghost

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Diretor & CEO na empresa Criação Design, especializado em desenvolvimento de sites e Marketing Digital. Estudou Analise e Desenvolvimento de Sistemas na instituição de ensino Anhanguera - Iesville

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